02/09/2010

Chá de Sene - conheça antes de consumir

Há um mês notei que estava inchada, com o abdômen estufado, parecendo grávida e pensei: só pode ser alguma coisa errada com o intestino. As espinhas começaram a aparecer e o meu humor começou a ser influenciado porque já não me sentia mais tão ativa.

Até que, conversando com algumas colegas de trabalho, conheci o tão falado e milagroso chá de Sena ou Sene. Falei com três meninas e as 3 elogiaram os efeitos deste chá: faz perder medidas da noite pro dia e provoca cólicas intestinais que limpam absolutamente tuuudo (entenderam?? tuudo!!! rs).
Ganhei alguns sachês, mas ainda não tomei porque elas me contaram que as cólicas são tão intensas que não dá para sair de casa, então não arrisquei ainda. Mas, pesquisando na net descobri algumas coisas sobre este chá. Vamos lá! Não quero ninguém tomando este chá sem tomar os devidos cuidados!

O que você deve saber antes de consumir o Chá de Sene:

- Fitoterápicos (remédios a base de ervas e chás) são remédios e devem ser prescritos por um médico.

- Mesmo um fruta pode ser prejudicial se o seu organismo não estiver pronto para recebê-la. Por exemplo: a romã é uma fruta abortiva, então não deve ser consumida por grávidas.

- O uso do chá laxante deve ser emergencial. Em casos extremos e esporádicos.

- Os laxantes, embora sejam usados para tratar a constipação, com uso contínuo "vicia" o intestino e prejudica sua movimentação, levando à necessidade de quantidade cada vez maior de medicamento, até que o mesmo não mais faz efeito e contribui para o desenvolvimento de constipação.

- Não não se deve tomar chá de sene por mais de 10 dias seguidos.

- Não administrar a menores de 12 anos, durante a gravidez e lactação, e em casos de inflamação do útero e intestinos.

- Doses excessivas podem originar cólicas e vômitos.

- Tomar o chá de sene às vezes pode fazer bem, apenas deve-se ter cuidado porque é um fitoterápico perigoso. Como ele dá bom resultado, as pessoas pensam que podem usar rotineiramente sem se dar conta que o uso contínuo pode ser prejudicial à saúde.

- Consumir o chá uma vez por mês é mais que suficiente. Em casos extremos pode-se administrar até uma xícara por semana, mas nunca usar diáriamente.

- O uso contínuo do chá irrita a mucosa intestinal fazendo com que o intestino só funcione com o ele, e com o tempo isso pode acarretar outras doenças.

- O melhor horário para tomar o chá é de manhã em jejum, porque ajuda a desintoxicar o organismo. Mas caso você precise sair e não quer arriscar uma dor de barriga na rua, deixe para tomar num dia que você possa ficar em casa, como um sábado ou domingo.

- Nenhum chá vai ser suficiente para você emagrecer. O emagrecimento com saúde depende de toda uma nova relação com a comida.

- O chá verde, o chimarrão e o café são bebeidas que auxiliam o emagrecimento, porque aumentam o metabolismo e filtram o sangue das toxinas. Mas para funcionar você deve ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente.

Fonte: Gororobas do Brasil: Para Uma Cozinha Fácil e Saudável

44 comentários:

Greyce disse...

Adorei seu texto, Flavia! No primeiro ano de faculdade participei de um grupo de estudos de plantas medicinais. Eu era responsavel pela biblioteca, mas acabei participando de tudo o que rolava por la: minicursos destinados à agrônomos, terapias, etc. E tudo isso q vc falou é realmente muitooo importante. Muita gente pensa que " pq é planta" pode ir tomando sem conhecimento algum.

bjinhos

Camila H. S. disse...

Oi querida!
Gostei muito do Blog.
Estou te seguindo.
Passa no meu também!

Mil beeeijos

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Querida, obrigada pelo selinho. Indico para vc tb!
Bjssss

Pri Kiguti disse...

Fla!
A minha experiência com esse chá foi terrível!
Tomei para dar aquela secadinha rápida pra usar uma roupitcha apertadinha numa festa... E acabei nem saindo do banheiro, quem dirá de casa! Ainda meu pai teve que cuidar de mim, fazer soro caseiro para que eu melhorasse!
É realmente muito forte!

As dicas são ótimas! E acho que podemos tudo, mas com responsabilidade, não é!?
Beijokas!

Cae Fernandes disse...

Legal sua explicação...eu já tomei uma vez esse chá e decidi não repetir a dose...doeu muito!!rsrrsrsr
Como meu problema era crônico ,acrescentei fibras à minha dieta e sigo feliz desde então!
Beijinhos
Cae

Ariana disse...

Oi Flá!!!
Tudo bem???
Que saudades de passar por aqui, está uma correria danada...
Ahhhh nunca ouvi falar desse chá, mas sei que tem alguns que exigem uma maior atenção, tem que ter cuidado!!Adorei as dicas...
Beijos, beijosssss

Tatiana disse...

Querida Flavia.
Outra vez cá estou comentando sem ter lido o post.
Mas eu tinha que vir aqui te agradecer o maravilhoso comentário completamente recheado de informação.
Nossa...me tirou taaantas duvidas!!
Engraçado como uma conexão e afinidades podem acontecer somente atraves de palavras e em tao pouco tempo. Me identifiquei muito com seu jeitinho!!
Bom...voltarei logo, para comentar sobre esse post..rsrs...nao vou nem ler a primeira linha para nao me atentar!!!
Beijocas!!!

Paula Li disse...

Já ouço falar desse chá a muito tempo e conheço pessoas que tomam para "soltar" o intestino. Outro dica para este problema é suco de couve: bater uma folha de couve, 1 litro d`águá e suco de 1 limão. Adoçar a gosto. Tomar apenas 1 vezes na semana
Além de saboroso e refrescante, faz o intestino ficar soltinho.
bjs

Lellys disse...

Flávia, já ouvi falar muito desse chá, principalmente para as meninas que querem emagrecer, ele é muito bom mesmo,mas não sabia que era tão perigoso assim...

beijos

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Flávia,
Uma de suas fotos está novamente em votação!
Passa lá!
Bjss e boa sorte!
Dani

Cafofo da Fran disse...

Flávia já ouvi falar isso tbm que este chá ajuda a emagrecer, mas ainda não me arrisquei tbm em tentar tomar...

Vanessa Caubianco disse...

Menina, nem me fale. Dia desses tomei uma cápsula "natural"..hum...que continha chá de sene...fiquei até preocupada como "limpou" tudo. Realmente não é algo pra se tomar aleatoriamente.
Adorei conhecer seu blog. Vou te seguir. bjbj

Paula disse...

Nossa! Nunca ouvi falar desse chá! Mas só pelo nº de recomendações já fiquei com preguiça de tomar rsrs adorei o blog! bjão
http://bulimiadepensamentos.zip.net

Monike disse...

não conhecia

:**

♥ Erika Saab disse...

Caramba, que perigo. Esse eu nunca tomei e acho que não vou arriscar. Tomava Chá Cerde e dava resultado mas me deixava com azia, agora estou tomando o branco e achei melhor que o verde, não é amargo e não deixa a sensção ruim que o verde deixava!

Glamour Eterno disse...

Flavia que post maravilhosos, eu não conhecia o chá e nem seus efeitos, depois de ler não terei coragem de tomar... mas se vc tomar e natar melhora nas espinhas me fala, pois eu não preciso emagrecer mas quando fala que melhora acne, faço qualquer coisa rsrsrs.
Beijos
Flávia muito obrigada pelo carinho, fico muito feliz cada vez que leio um recadinho seu, você é uma querida.
♥♥♥♥♥♥♥♥

Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Oi Flávia,

Acredita que não consigo tomar chá? Segundo minha avó, desde bebê eu recusava. Uma pena porque faria um bem danado pra mim!
Bjo,
Irma

Cris: Diário ON Line disse...

Amiga linda...beijo super em você.... se cuida e fique com Deus sempre e sempre e que ele te proteja e te ilumine a cada dia.... adoro you e mora no meu core!!! beijos de luz lindeza

Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Oi Flávia, adoro chá... eu e a Irma temos nossas diferenças...hahahaha...
Mas não posso nem passar perto desse, pois taí um problema que não tenho, graças a Deus, tudo vai-se embora....todo dia!!!
Pra mim o que ajuda muito é que bebo muita água e chá, caminho, faço exercícios e como muita fruta e salada.
Boa sorte pra você.... espero que não passe o feriado no banheiro!
beijocas,
Mari.

Carla Pinheiro disse...

Flavia

Minha mãe e irmã tomam e falam maravilhas do chá...
Euzinha não tomo nem qdo caio doente... odeio!

Beijocas

Michelle Nazar disse...

Flá!!! ótimas dicas e alertas você nos deu! E outra..eu também ganhei uma caixinha deste chá, acredite..srsrs! Beijinhos e obrigada pela doçura que você deixa sempre no meu cantinho!

BelaFradique disse...

Eu adorei seu blog e estou te seguindo. Te convido para conhecer o meu, se gostar me segui.
bjus. Boa noite

http://novamodaemdestaque.blogspot.com/

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Nunca tinha ouvido falar desse chá!

é legal dar ele pra quem a gente não gosta tomar hahaha dai fica no trono e não enche o saco da gente rs

boa semana! bjs

Jú Ferrer disse...

Menina, eu acho esse treco muito ruim. Já tentei tomar, mas desisti. Hoje fico com o tereré mesmo.

Beijocas

Live from Germany disse...

Menina, esse chá é um perigo para as desavisadas. Sem contar que ele é muito propagado como emagrecedor mas, na realidade de emagrecedor ele nao tem nadinha!!! Ele apenas limpa os intestinos com tudo de ruim e bom que tem la´(isto é, adeus flora intestinal!) e desidrata horrores. Gordurinha que é bom, nada. Elas continuam todas lá, esperando pra serem literalmente "queimadas".
Eu sofria antigamente horrores com constipação, um sofrimento danado. Depois de dar uma "reeducada" e incluir linhaça, aveia, iogurte probiótico na alimentação, o danado virou um relógio! E o inchaço abdominal reduziu drásticamente - e com resultados amis duradouros que o tal do chá(que por um acaso tb provei num momento de desespero!).
Boa sorte!!

Nutri Bobagens disse...

Vou engrossar o coro, as cólicas são bem fortes, eu tomei antes de dormir e acordei na madruga com fortes dores abnominais, fui muitas vezes ao banheiro, isso com um só copo... Além de não ter um sabor agradável, eu não recomendo.
No quesito perder medidas, tem uma explicação, rápida, quando vamos muito ao banheiro perdermos líquidos, se perdemos liquido perdemos medida, mas isso não significa que vamos manter, pq assim que voltar a ingerir normalmente os alimento e outros liquidos elas voltam, a nao ser que dê continuidade ao chá, coisa que acho muito difícil.
Se vc ta pensando em fazer isso para alguma ocasião especial, é melhor que seja por um ou dois dias e use imediatamente a roupa!!!

BjoS2

Flávia Shiroma disse...

Meninas, muito obrigada a todas as dicas e comentários! Aos poucos vou visitando vcs e retribuindo os recadinhos ok??
Bjs

Renata Keli disse...

Oi Flá

Vc chegou a tomar o chá?
Meu intestino é bem preguiçoso...e ando me sentindo estufada...
Meu médico já me receitou, apenas pra tomar em casos extemos...

Bjks

Alegre-se que coisas alegres virão! disse...

Que legal esse texto, apesar da data da postagem hoje foi super util pra mim.. uma amiga disse que eu deveria tomar, e como nunca ouvi falar procurei no google e apareceu seu blog.. Obrigada viu pelas informaçoes... Beijos.. Cris

Unknown disse...

PIRIRI GANGORRA !

cleide cintra disse...

Olá,Gostei muito da sua dica... comprei o chá e vou ter cautela quanto ao uso !
Obrigada

Lacal disse...

Eu não recomendo este chá para ninguém...Eu tinha comprado há um tempo e, depois de ler os depoimentos aqui, havia desistido de tomar. Antes de ontem resolvi tomar e fiz o sachê; fiquei com medo e tomei só um pouquinho. Como não aconteceu absolutamente nada, resolvi tomar uma xícara inteira, ontem...RESULTADO: vômitos durante a noite toda, diarreia, cólicas e hoje ainda estou mal. Vomitei de manhã a água que tentei beber e nada para no meu estômago. EStou com febre, suando frio e tentando tomar um soro para não desidratar. REalmente ele limpa todo o seu aparelho digestivo, mas o sofrimento é muito grande. Me sinto uma imbecil. É isso.

Mário Silva disse...

Os laxantes, embora sejam usados para tratar a constipação, com uso contínuo "vicia" o intestino e prejudica sua movimentação, levando à necessidade de quantidade cada vez maior de medicamento, até que o mesmo não mais faz efeito e contribui para o desenvolvimento de constipação.
. . .
Ao dizer CONSTIPAÇÃO deveria querer dizer OBSTIPAÇÃO, pois constipação não tem nada a haver com o intestino (uma pequena correcção).

Quanto ao chá, devo dizer que costumo usar (muito raramente - pouquissimas vezes no ano) para limpar o intestino. Não tenho tido problemas de maior, mas costumo fazer o chá bem fraquinho.

Vanessa Brito disse...

Bom dia,Adorei o seu blog e este seu texto muito explicativo já estou seguindo..
Abraços
Vanessa
www.naturebalife.com

Eliana disse...

Oi Flávia, estou á 15 dias sem ir ao banheiro! Já estive no hospital, fiz lavagem e acredite! Ñ SAIU NADA! O médico me encaminhou para um Gástrico e irei nesta segunda dia 9 de setembro. Conversando com uma amiga ela me disse deste chá dizendo q a filha toma tds or dias e q é maravilhoso! Por isso resolvi procurar no Google e te encontrei! Muito obrigada pela informação! Já tenho cólicas horríveis sem o chá, imagine tomando então? Bjs linda!

Gessica Barradas disse...

Amei!... é isso mesmo.
Já bebi e limpa mesmo. Mas o mal uso pode provocar sagramento no intestino.

Unknown disse...

Fazia quase uma semana que não ia ao banheiro, meu humor estava péssimo e não tinha coragem para nada. Ontem sai em busca de algo que me ajudasse, em uma casa de ervas, a dona me indicou tomar o chá ... falou sobre a dosagem e me indicou tomar antes do jantar, pq só faria resultado no dia anterior !!

Pra que?!! Perguntem se foi fácil dormir? As cólicas são terríveis ... funciona? Funciona. Atendeu sim minha necessidade. Mas por experiência própria eu falo, CUIDADO.

Muito bom o seu post.

Prbns !

Thays Carvalho disse...

Oi Flavia, amei seu blog ... só queria que você me tirasse uma grande duvida , esse chá pode ser consumido todos os dias durante 10 dias ? aguardo sua resposta.

Beijus querida!
Deus continue te abençoando.

Thays Carvalho disse...

Oi Flavia, tudo joia ? amei seu blog esta de parabéns .
só preciso qe vc me tire uma duvida, o chá de sene pode ser consumido todos os dias durante 10 dias ?

aguardo resposta.
Fica com Deus.

beijus querida.

manoel mtaessias costa Costa disse...

Muito boa esta explicação, estava tendo uma ideia errada do sene, me disseram que era um chá diuretico e vejo que não tem nada a ver. Obrigado por todas as dicas.

Flávia Shiroma disse...

Thays Carvalho, melhor não minha linda. Jamais tome chá de sene muitos dias seguidos assim. Consulte um médico ou tome apenas um dia. Se vc não melhorar, melhor ver o que está acontecendo. Bjus

benedita aparecida elias disse...

Oi!eu vim contar minha experiência tomei Ontem a noite tomei uma xicára do chá antes de dormir e hj já acordei indo no banheiro!não tive cólicas nem outro sintomas,só a idas ao banheiro mesmo!aí eu vim procurar no Google pra saber as recomendação de quantas vezes devo tomar e por quantos dias e achei este recados!adorei saber q não devo exagerar!!!bjs VALEU PELA DICA

Juliana Cristina disse...

ja tomo esse cha durante muito tempo,"as nao todos os dias,so qndo preciso mesmo,ele realmente e muito bom,porem devew ter cuidado na dose;pois causa muita colica e pode levar a desidratacao

Veridiana Duarte disse...

Posso tomar esse cha estando gravida?? As colicas sao tao fortes assim??